23 agosto 2015

Zelda Wynn Valdes, Primeira estilista negra.



A moda estará sempre presente em diversas formas, inclusive em forma de comunicação. Deixa claro o espaço que ocupa. Mostra que vai além da indumentária. Sendo um setor muito importante por carregar em seu currículo grandes histórias.

Entre tantos e tantas, Zelda Wynn Valdes se destaca em 1948, quando abre sua loja na Broadway em New York. Sendo a primeira negra Afro-americana  estilista a ter sua própria marca “Chez Zelda”.

Tudo que Zelda aprendeu, foi graças a sua avó, e de trabalho para os negócios alfaiataria de seu tio. Contudo, quando pegou idade, obteve seu primeiro emprego em uma boutique de fantasia, onde teve que mostrar seu verdadeiro talento. Seu trabalho foi reconhecido. Mostrando seu potencial  de jovem negra para aqueles que duvidavam.

Depois do lançamento da marca. Valdes atraiu muitos clientes e celebridades, como, Dorothy Dandridge, Joyce Bryant, Ella Fitzgerald e Mae West. Além disso, no ano seguinte da inauguração de sua maison, em 1949, a nossa querida Val, se tornou presidente da New York capítulo da NAFAD, a Associação Nacional de Moda e acessórios Designers.

Devido ao seu belo trabalho, Valdes, foi contratado por Arthur Mitchell para desenhar roupas para a Dance Theatre of Harlem. Ela também desenvolveu o icônico figurino das coelhinhas da Playboy. Com 83 anos, fechou seu negócio para se aposentar. Infelizmente, venho a falecer em 2001.




Dorothy Dandridge usando uma das peças da "Chez Zelda":


Figurino desenvolvido para as coelhinhas da Playboy: 










Inspiradora né?





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita!


| Por: Adrielly Miguel | ©