06 junho 2015

Por Tyler Shields: Ficção histórica, em tradução livre.



Imagine se alguém tivesse o poder de fazer poderosas interpretações e alterações de momentos impactantes da historia? Seria muito interessante. Não acha?
Mas quem tem imaginação vai longe. E é isso que o Fotografo Tyler Shields em sua exposição “Ficção Histórica” que se encontra desde 16 de maio no Andrew Weiss Gallery , Califórnia, quis mostrar. Ao todo, são cerca de 20 obras que formam a coletânea, é um misto da história real sobre um novo ângulo e da história fictícia.
Uma das fotografias mais marcantes, é de um negro, nu em um lago, enforcando um integrante da Ku Klux Klan, (organização que pregava a supremacia branca). De fato é uma imagem chocante até mesmo pelos padrões de hoje e pelo modo arcaico de linchamento. 


Teve outra que chamou minha atenção. Mas vou explicar o contexto.
Não sei se já viram uma fotografia que se tornou icônica logo depois da sua divulgação, onde parece que um homem branco está segurando os braços de Ted Landsmark, o ativista, enquanto um outro homem branco visava perfurar Landsmark com o pólo (link da foto). Lembra? 
 Shields recriou esta imagem com uma torção. Nele, um homem negro prende um policial branco, mirando-o com uma bandeira americana. Não é uma recriação exata, mas não podemos negar que ficou maravilhoso. 


Outra imagem de Shields é de um policial branco que está sendo preso por um grupo de homens negros de ternos. 



Mas, não são apenas fotos de racismo que compõe a obra. Shields quis retratar também, como reagiram as pessoas quando JFK foi morto, Marilyn Monroe morreu, e Martin Luther King foi assassinado. Então, ele rastreou artefatos (tag toe de JFK, frascos de comprimidos de MarilynMonroe e um avião PanAm), roupas vintage e jornais reais, tudo para as encenações das reações à esses acontecimentos, agora históricos. 


Veja as reações à morte de Marilyn Monroe ...








 JFK:




Martin Luther King:



Essas foram apenas algumas fotografias da obra. Pena que essa exposição não virá para o Brasil. Seria ótimo prestigiar esse trabalho de perto. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita!


| Por: Adrielly Miguel | ©